O Bloco

O bloco Camaleões do Vila possui cerca de 100 integrantes e foi criado com o principal objetivo divulgar a música popular brasileira (samba, frevo, marchinha, forró…), enaltecendo nossa cultura musical, fazendo um mix de estilos musicais e fortalecendo assim nossa maior marca que é a grande miscigenação racial, ou seja, um povo de vários credos, cores e estilos, onde essa diferença se anula, somando assim numa grande festa!

Apadrinhado por uma das casas de samba de maior sucesso em Fortaleza, o Vila Camaleão, O Bloco Camaleões do Vila é uma BATERIA SHOW para apresentações em eventos, além de ser um BLOCO CARNAVALESCO que desfila anualmente no pré-carnaval e carnaval de Fortaleza.

Os ensaios acontecem aos sábados, no Reggae Clube.

Apadrinhado por uma das casas de samba de maior sucesso em Fortaleza, o Vila Camaleão, O Bloco Camaleões do Vila é uma BATERIA SHOW para apresentações em eventos, além de ser um BLOCO CARNAVALESCO que desfila anualmente no Pré-carnaval e Carnaval de Fortaleza.

843900_468649376523141_784565304_o

Histórico

O Bloco Carnavalesco Camaleões do Vila nasceu em 2010, a partir da ideia dos irmãos Rebeca e Tiago Nóbrega, donos de uma das casas de samba mais conhecidas da cidade, o Vila Camaleão, juntamente com familiares e amigos, que se inspiraram no crescimento do pré-carnaval em Fortaleza e quiseram dar sua contribuição para as festividades da cidade. Neste mesmo ano, deu-se início às organizações e ensaios do bloco.

Em 2011, sua estreia, o bloco foi considerado revelação do Pré-carnaval. Já em 2012, o grupo demonstrou ousadia ao trazer para o evento, componentes de duas reconhecidas escolas de samba do Rio de Janeiro: G.R.E.S. Estácio de Sá e G.R.E.S. Portela. Os ritmistas, diretores de alas e Serjão Loroza & Us Madureira, desfilaram e tocaram, percorrendo todo o trajeto dos Camaleões do Vila na Praia de Iracema. Em 2013, o bloco contou novamente com a participação de Serjão Loroza & Us Madureira. Além disso, convidamos o Maracatu Nação Pici para participar do último dia do nosso cortejo, reforçando a união do nosso bloco com o Carnaval. Neste ano, o tema escolhido foi o combate ao tráfico de pessoas, armas, drogas e animais.

Em 2014, o bloco homenageou o humor e os humoristas cearenses, tendo como padrinho o respeitado humorista Ciro Santos. Contamos também com a presença de vários humoristas durante os 04 dias de cortejos.

Já em 2015, o Camaleões do Vila trouxe para a avenida uma campanha de valorização da vida, com o tema “Viva intensamente”.

Em 2016, o tema escolhido foi a luta contra o câncer, objetivando levar informações ao público que acompanha o pré-carnaval de Fortaleza sobre a importância da prevenção. Ainda neste ano, o bloco contou com a participação de componentes de famosas escolas de samba do Rio de Janeiro, Serrinha Raiz, Macaco Branco e Igor Sorriso.

O Camaleões traz em 2017 o tema “Os talentos da favela”, com o lema “Na favela tem disso sim”, convidando para a avenida personalidades das comunidades cearenses, que trarão intervenções artísticas como dança e grafite.

Estrutura

O bloco tem como Mestre de bateria o músico Leandro Marechal, que desde 2010 vem fazendo um trabalho espetacular á frente dos ritmistas. Como mestre de Honra, o Camaleões te um dos maiores ritmistas do Brasil, Serrinha Raiz, que já passou pela direção de várias baterias de escola de samba do Rio de Janeiro. O mestre, que vai anualmente a Europa oferecer oficinas a grupos de samba, é referência também em termos de metodologia de ensino.

Toda a estrutura do bloco, bem como os instrumentos e processo de aprendizagem dos ritmistas, são inspirados em seu modelo e no das grandes escolas de samba e de blocos do Rio de Janeiro. Serrinha e outros professores de percussão visitam Fortaleza anualmente para ministrar oficinas aos ritmistas.

Atualmente o Camaleões do Vila tem 6 alas. São elas: 1- Chocalho, 2- Tamborim, 3 – Marcação, 4 – Repique, 5- Cuíca e ¨Caixa e tarol

pagina 8 - DIVULGACAO PRE